sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Tríade de superluas


Publiquei no Facebook na madrugada passada essa imagem da terceira e última superlua de 2025. Apenas um registro feito com o celular: para que lua e fundo ficassem expostos adequadamente foram tiradas duas fotos com exposições diferentes e sobrepostas durante a edição da imagem final.

No momento da foto a Lua estava no seu ponto mais alto no céu, aproximadamente 30° acima do horizonte, a meia hora da madrugada de hoje, 5 de dezembro de 2025. A estrela bem à direita da foto é a ß Tauri, segunda estrela mais brilhante da Constelação de Touro.

Se a lua cheia ocorrer quando a Lua estiver próxima ao perigeu, o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra, seu tamanho e brilho aparentes para um observador terrestre serão maiores, tendo sido popularizada pela mídia, especialmente na última década ou pouco mais, como superlua cheia ou, simplesmente, superlua. O termo é mais antigo; foi criado em 1979 por um astrólogo e não é usado formalmente na Astronomia.

O fenômeno não é incomum, já que pode ocorrer algumas vezes a cada ano. O raro é sua ocorrência em três ciclos lunares consecutivos, como aconteceu em outubro, novembro e dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário