Como publiquei na minha página do Facebook sobre Astrofotografia, já ao fazer a primeira foto da Via Láctea percebi as enormes limitações do meu "observatório" para fotos de campo amplo e resolvi aventurar-me também em um outro ramo da astrofotografia: a de céu profundo. Nessa modalidade se usam lentes com distâncias focais maiores, consequentemente com campos de visão mais estreitos, para fotografar objetos ou grupos de objetos específicos; escolhendo objetos em posições elevadas sobre o horizonte, pode-se contornar tanto o problema dos obstáculos visuais como o da poluição luminosa, pois essa diminui do horizonte para o azimute.
Naquela época do ano – Outono – a Grande Nebulosa de Carina e alguns aglomerados estelares próximos estavam bem altos no céu antes da meia-noite; uma condição muito favorável para seu registro fotográfico.
Essas são minhas primeiras fotos de céu profundo. Feitas em março e abril de 2021, foram originalmente postadas e usadas como foto da capa no meu perfil do Facebook.
Tanto numa como noutra, vê-se, à esquerda, o aglomerado aberto de estrelas (open cluster) NGC 3532, conhecido como Poço dos Desejos, Almofada de Alfinetes e outras denominações populares, e, à direita, a Grande Nebulosa de Carina, catalogada como NGC 3372.
Para tirar as fotos foi usada, em ambos os casos, uma Nikon D5100 e uma lente superzoom Tamron 18-400mm ajustada a 135mm. A imagem da esquerda foi obtida pelo empilhamento de apenas 4 fotos tiradas com abertura f/5,6, ISO 3200 e 2,5s de exposição; a da direita, pelo empilhamento de 100 fotos, com as mesmas abertura e ISO e exposição de 4s. O software usado no empilhamento das primeiras foi o Sequator, com a opção "Combinar 4 pixels" (Merge 4 pixels) ativada, o que aumenta a sensibilidade, mas reduz a resolução a um quarto. Para as outras foi usado o DeepSkyStacker, sem fusão de pixels. Essa diferença de processamento resultou em imagens com resolução diferente. Ambas foram recortadas, sem alteração de escala (ampliação ou redução), para enquadramento do objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário